O que é Matrescência?

Matrescência é o processo de se tornar mãe. É a profunda e intensa transição física, emocional, mental, social e espiritual que uma mulher vive ao se tornar mãe. Não é só sobre o nascimento de um filho; é sobre o nascimento de uma nova identidade, a sua.

A Matrescência é como a adolescência...

Assim como a adolescência marca a transição de criança para adulto, ou a menopausa para uma nova fase da vida, a Matrescência é essa grande e transformadora transição pela qual todas as mulheres passam quando se tornam mães.

É uma jornada que muitas vezes chega sem avisar, e pode vir acompanhada de ambivalência, exaustão, novas paixões e uma redescoberta de si mesma.

Cunhado pela antropóloga Dana Raphael em 1973, Matrescência é a palavra que dá nome a essa profunda jornada, abrangendo transformações físicas, psicológicas e emocionais que afetam todos os aspectos da sua vida. É uma palavra real, está no dicionário, e é o que você sente.

Por que não falamos sobre isso?

Por ser tão pouco falada, muitas vezes sentimos que há algo errado conosco. Achamos que não estamos lidando bem, que deveríamos "dar conta de tudo", e que estamos por conta própria. Essa sensação de não saber o que está fazendo, de estar sobrecarregada e de se sentir perdida é, ironicamente, parte do processo.

Você pode ter a sensação avassaladora de amar e se sentir plena, enquanto, simultaneamente, se sente completamente perdido e desconectada do mundo. Confie em nós: não é só você.

Como a Matrescência se manifesta

A Matrescência é um processo multifacetado que toca diversas áreas da sua vida. Para te ajudar a entender essa complexidade e a identificar onde você está nessa jornada, desenvolvemos a Roda da Matrescência.

Cada 'pilar' da Roda representa uma dimensão da sua vida que é impactada e transformada pela maternidade.

Ao compreender esses marcadores, você terá um "roteiro" para navegar sua jornada sem se sobrecarregar, com menos culpa, vergonha ou isolamento.

O propósito da Matrescência

Embora a jornada de cada mãe seja única, a Matrescência oferece uma estrutura, uma linguagem e um propósito. É o trampolim entre quem você era e quem você é agora. Através dela, você não está perdendo quem era antes, você está se tornando quem sempre esteve destinada a ser.

É uma oportunidade de se reconectar consigo mesma, com uma nova força e profundidade que você talvez nunca soube que tinha. A dor tem um propósito: impulsionar seu crescimento e sua transformação.

Na Plataforma Matrescência, nosso compromisso é dar nome ao que você sente e te oferecer um lugar seguro e embasado para navegar essa transformação.

Aqui, você encontra o apoio e o conhecimento para florescer na sua jornada.